Em uma época cada vez mais globalizada e conectada, é normal que os pais se preocupem com a melhor educação para os filhos. Afinal, atualmente, ter uma segunda língua é um diferencial tanto para o currículo, quanto para estreitar laços e se comunicar com qualquer pessoa que não seja do seu país de origem. Por isso, aprender inglês se torna imprescindível, já que é considerado o idioma mais falado no mundo, abrindo diversas possibilidades e oportunidades a curto e longo prazo.
No entanto, apesar de muitos pais estarem cientes dessa importância, ainda existem muitas dúvidas: qual é a idade certa para começar o inglês? Será que aprender dois idiomas ao mesmo tempo pode confundir o aprendizado da criança ou até mesmo sobrecarregá-la? Para desmistificar esse assunto, vamos mostrar os principais benefícios e porque devemos incentivar os pequenos a estudar esta língua universal desde cedo.
Conheça a importância e os benefícios de aprender inglês na infância
Quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, mais efetiva será a sua aquisição e seu desenvolvimento. Pessoas que têm o contato com a língua estrangeira ainda na infância, possuem maior facilidade de compreensão auditiva e uma pronúncia mais próxima da dos nativos da língua.
E tem mais: especialistas afirmam que a habilidade de se aprender um segundo idioma é mais aguçada dos 2 aos 5 anos de idade, pois nessa fase o cérebro está apto a assimilar novos estímulos, como um novo idioma. Além disso, as crianças estão mais interessadas e abertas a adquirir novos conhecimentos, o que facilita o aprendizado.
Desenvolvimento cognitivo
O cérebro da criança tem a capacidade de acomodar dois ou mais idiomas sem prejudicar um para aprender o outro. E uma das vantagens do contato diário com um segundo idioma na infância, é que ele serve como um estímulo para o desenvolvimento cognitivo.
Aprender inglês na infância ativa as conexões cerebrais e melhora o raciocínio rápido, a criatividade, a capacidade de concentração e de memorização. Além de aumentar o repertório dos pequenos, incentiva o pensamento independente e crítico e ensina a lidar com multitarefas.
Incentivo à socialização
Crianças mais novas se preocupam menos com os erros e não se sentem inibidas ao pronunciarem novas palavras e produzirem novas estruturas em comparação aos adultos. Essa desinibição facilita a comunicação com outras pessoas e, como consequência, a prática e o aprendizado do novo idioma. Nessa idade, o ensino é realizado por meio de vivência, atividades lúdicas e brincadeiras que motivem a interação com o outro.
Aprendizado para lidar com a diversidade
Aprender inglês na infância vai além do idioma. Além do contato com a língua, as crianças também têm contato com culturas diferentes. Por isso, desenvolvem valores e a capacidade de lidar melhor com a diversidade.
A vivência e a experiência de comemorações que fazem parte de países onde a língua inglesa é falada, faz com que, no futuro, ao viajarem para o exterior ou fazerem um intercâmbio, elas estejam mais acostumadas com as diferenças culturais e aptas para se adaptarem ao novo local.