Escolher uma boa educação para o filho já na primeira infância é uma das maiores preocupações dos pais. Afinal, prepará-lo desde cedo para o mundo globalizado pode ser um grande diferencial no futuro. E isso inclui o ensino de uma nova língua, principalmente o inglês.
Segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), nos últimos anos, houve um crescimento no país de 6% a 10% no segmento de Bilinguismo. Por isso, está cada vez mais comum encontrar instituições que aplicam um Programa Bilíngue, levando vivências significativas do idioma para o cotidiano dos alunos.
Tendo em vista todos os seus benefícios e relevância para o desenvolvimento das crianças, vamos explicar como essa pode ser uma ótima opção para o progresso pessoal de cada um, quando trabalhada ainda na infância.
O que é um Programa Bilíngue?
Essa metodologia trabalha com a imersão do aluno em uma segunda língua, por meio de vivência, de atividades rotineiras e temas do interesse das crianças, dispensando um formato engessado de aprendizagem. O conhecimento é compartilhado de maneira espontânea e divertida, por meio de projetos que englobam contação de histórias com fantoches, brinquedos e materiais não estruturados, música, jogos, brincadeiras, culinária e atividades artísticas que desenvolvem o aluno, além da linguagem, habilidades cognitivas, criativas e interativas.
A proposta é ensinar a criança a compreender e pensar na língua desde pequena. A grande riqueza de material usado permite que ela toque, brinque e visualize o que está sendo falado, sem a necessidade da tradução. Estruturas e conteúdo são contextualizados e, como consequência dessa exposição natural ao idioma, ela passa a usar o inglês, por exemplo, ao se comunicar.
Nas escolas que possuem o Programa Bilíngue, as crianças são introduzidas em um ambiente que utiliza as duas línguas, fazendo com que o processo não seja mecânico e cheio de regras, e sim o mais natural e orgânico possível. Além disso, os alunos desenvolvem competências mais amplas do que apenas falar,ler e escrever na segunda língua, como o pensamento crítico e a habilidade de se socializar de forma natural em dois idiomas..
Como se dá o processo de aprendizagem de uma segunda língua?
O ideal é que o processo aconteça natural e gradativamente, como acontece com a língua materna: primeiro a criança compreende o que está sendo dito a ela e segue comandos, depois passa a falar palavras soltas e, posteriormente, passa a acrescentar palavras que conhece em frases completas. Inicialmente, ela usa “frases feitas” na segunda língua para, depois, passar a produzir naturalmente. E somente após ser bastante exposta à linguagem oral, ela passa a aprender a ler e escrever (no Fundamental I).
Vantagens de um Programa Bilíngue a médio e longo prazo
- Proficiência do idioma
Estar imerso no bilinguismo desde criança não é só entender a regra gramatical na ponta da língua, é saber usar o idioma no dia a dia! Ou seja, ler e manter uma conversa em uma segunda língua sem grandes dificuldades, ouvir músicas e assistir à séries sem legendas. É romper a barreira da comunicação, visualizando um mundo mais conectado e interligado, independente da cidade ou país em que vive.
- Diferencial no currículo
Todo mundo já sabe que ter o inglês fluente abre muitas portas, não é mesmo? Tanto o mercado de trabalho como as universidades internacionais dão prioridade para aqueles que têm capacidade de falar em um outro idioma. Diversas empresas veem as pessoas bilíngues como mais preparadas para os desafios do trabalho e com uma visão mais ampliada.
- Contato com culturas diferentes
Estudar em uma escola que oferece um Programa Bilíngue permite que, desde cedo, as crianças tenham contato com uma cultura nova e completamente diferente da sua. Assim, elas desenvolvem a empatia e conseguem lidar melhor com a diversidade. Além disso, essas crianças são mais adaptáveis em variados ambientes.
- Melhor desenvolvimento das crianças
Seja na fonética, no raciocínio, no diálogo e até na desenvoltura das crianças. Aprender uma nova língua desde cedo prepara os alunos para os mais diversos desafios dentro e fora da sala aula, deixando-os mais confiantes. Se o aprendizado do segundo idioma ocorre na infância, ainda tem a vantagem de evitar problemas na pronúncia, se assemelhando com a dicção de um nativo daquela língua.
- Mais foco e memória
Segundo um estudo realizado na Universidade de Granada, na Espanha, o bilinguismo colabora no aumento da atenção e da memória, especialmente das lembranças recentes. Falar outro idioma faz com que o aluno tenha mais foco para aplicar corretamente a linguagem no momento adequado e para expandir o armazenamento de informações continuamente aprendidas.
- Estimula o uso do cérebro
Aprender uma segunda língua desde a primeira infância tem forte impacto sobre o desenvolvimento do cérebro. Uma vez que, ao entrar em contato com outras formas de comunicação, ocorre um aceleramento das conexões de sinapses e processamento de informações. Dessa forma, expande-se o conhecimento adquirido ao longo do processo e aumenta-se a curiosidade.
- Uma relação mais afetiva com a língua materna
Mesmo que de forma inconsciente, a criança passa a identificar e reconhecer melhor o português, sua língua materna, como um sistema de comunicação, reforçando seus laços com o idioma e tendo mais facilidade para absorver e entender palavras no dia a dia.