A lição de casa tem o objetivo de reforçar o que o aluno estudou na escola. Fazer as atividades traz para a criança autonomia e auto avaliação. Nesse momento, ela consegue entender suas facilidades e dificuldades no conteúdo aprendido. A realização da tarefa também ajuda o professor e os pais a entenderem os pontos fortes e fracos na formação do estudante.
De acordo com uma pesquisa da Fundação Educacional Britânica Varkey, os pais brasileiros dedicam oito horas por semana ajudando os filhos na lição de casa, uma hora a mais do que a média global. No entanto, muito mais que o tempo disponível, o importante é a forma como acontece essa participação.
Como o tema é complexo, separamos algumas dicas de como incentivar e auxiliar os pequenos nessas atividades, sem atrapalhar ou interferir no aprendizado.
1 – Defina e organize o local de estudo
Um papel importante dos pais ao incentivar o filho na hora de fazer a lição de casa é separar um lugar limpo e iluminado. Isso mostra que a tarefa escolar é algo importante e desperta mais a atenção e o prazer da criança em cumprir com o seu dever.
Antes da criança começar, incentive-a a buscar o material necessário para a realização de todas as atividades: caderno, lápis, borracha, lápis de cor, tesoura e o que mais for preciso. E, assim que ela terminar, estimule-a a reorganizar o local.
2 – Estimule a resolução sem ajuda na tarefa escolar
Lembre-se: os pais estão ali para auxiliar e incentivar e não para resolver os problemas dos filhos. Ao invés de dar a resposta, que tal tentar mostrar para ele uma maneira diferente de pensar para resolver a questão? Se ainda assim não der certo, instrua-o a conversar com o professor sobre a dificuldade na tarefa. Isso traz liberdade e autonomia e ensina que os entraves educacionais precisam ser solucionados.
3 – Defina a hora da lição
Defina um horário no dia a dia para a realização das tarefas. Dessa forma, o estudo fará parte da rotina da criança.
4 – Atente-se ao tempo dedicado às lições
Claro que a criança sentirá mais dificuldade em algumas disciplinas e isso demandará mais ou menos esforço em cada uma delas, mas é importante que os pais notem quanto tempo os pequenos se dedicam às lições. A escola normalmente informa o tempo médio esperado para que a lição seja feita. Observe se esse tempo está sendo cumprido ou ultrapassado e, se necessário, converse com os professores, que podem auxiliar com reforços ou estímulos.
5- Não brigue ou brinque com as dificuldades das crianças
Todo mundo sente dificuldade em alguma área, certo? Brincar ou brigar com a criança em relação aos seus erros pode fazer com que ela fique desestimulada a estudar e até a ir à escola. Leve isso a sério e mostre seu apoio sem constrangê-la.
Se você não consegue ajudá-la em casa, converse com os educadores para, juntos, encontrarem a melhor solução para a situação. Ah! E não se esqueça: quando os estudos forem sobre um segundo idioma, se você não souber o conteúdo, é melhor deixar que os professores reforcem em sala. Comunique-os sobre a dificuldade!