Como a música pode auxiliar no aprendizado do inglês

Além da sala de aula, existem diversas maneiras de praticar uma nova língua. Ler livros, assistir a séries e filmes legendados e ouvir música são exemplos de práticas que tornam o aprendizado muito mais agradável, tanto para as crianças, quanto para os adultos.  

Usar temas e ferramentas de interesse pessoal é uma estratégia eficiente, pois faz com que o processo de estudo de um segundo idioma aconteça de forma leve e natural. 

A música está presente no nosso dia a dia e nos remete a memórias e sentidos diferentes. Com ela, é possível trabalhar habilidades como a compreensão oral – tanto a escuta como a pronúncia das palavras – a leitura e a escrita. Além dela expandir o vocabulário do estudante e introduzir gírias e expressões.  

Outro benefício de aprender inglês com música é a memorização das letras. O ser humano tem facilidade em decorar versos, o que ajuda na hora de lembrar alguma palavra no vocabulário estrangeiro e com a pronúncia correta.

Dicas para aprender inglês com música

1 – Monte uma playlist: O estudo fica mais prazeroso quando associado a algo que gostamos, certo? Por isso, escolha músicas na língua inglesa que têm tudo a ver com você, monte uma playlist e pronto: é só dar o play diariamente para treinar! 

2 – Atenção às gírias: Ao selecionar as músicas, fique atento se o cantor utiliza muita gíria e se a pronúncia é fácil de entender. O importante é que o processo seja agradável e que você não fique frustrado ao não entender o que o artista canta.

3 – Cante junto: Acompanhe as músicas com a letra junto. Você vai ver como essa simples atitude vai mudar completamente sua pronúncia, memorização, vocabulário e muito mais!

Foto: Pexels

4 – Interprete a letra: Antes de ver a tradução, analise a letra com cuidado e tente compreender o sentido que o artista quer passar com aquela música. 

5 – Anote palavras e expressões desconhecidas: Em letras de músicas sempre vão aparecer palavras ou expressões que você nunca ouviu falar. Separe um bloco de notas e as anote para posteriormente estudá-las. Depois de um tempo, você ainda pode revisar o que escreveu para relembrar.

6 – Associe música e tecnologia: Se você tem facilidade com tecnologia, saiba que existe uma infinidade de sites, aplicativos e ferramentas que vão te ajudar a aprender inglês com música. Uma maneira simples e efetiva é procurar vídeos no YouTube, mas se você prefere aplicativos, dá só uma olhada nesses que separamos pra você:

Spotify

Se você deseja só acompanhar a letra enquanto escuta a música, o Spotify é uma ótima escolha. O legal é que você pode fazer isso em qualquer lugar: no transporte coletivo, enquanto espera uma fila e até deitada na cama.

Sounter

O aplicativo, disponível para Android, permite que o usuário acompanhe a letra da música e complete lacunas com palavras que estão faltando. E o melhor: quem escolhe a música é você!

Cake: Pratique falar inglês grátis

Pratique falar inglês grátis. Com esse aplicativo você consegue treinar a fala a partir da frase de uma música. Para isso, você grava a expressão e a própria ferramenta avalia a pronúncia. Está disponível tanto para Android como para iOS.

Lyrics Training

Assim como o Sounter, esse aplicativo mostra a letra da música que você escolheu e para continuar a escutá-la, é preciso preencher o espaço em branco com a palavra correta que você ouviu. Além disso, no Lyrics Training tem um cronômetro que fica contabilizando o tempo da atividade. Legal, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *