Algumas atividades podem ser ótimas ferramentas na hora de estudar uma nova língua. Já mostramos que ouvir música e assistir a vídeos no YouTube potencializam os estudos de uma maneira divertida, certo? Dessa vez, você vai ver como treinar e aprender inglês por meio de jogos.
Tanto para adultos como para crianças, estudar um novo idioma fica ainda mais fácil e natural quando acontece de maneira espontânea. Por isso, as atividades lúdicas são tão importantes. Elas ajudam a fixar as palavras, a aprender novas gírias e frases e, consequentemente, ter maior domínio e fluência.
Mas, afinal, por que aprender inglês com jogos?
São inúmeras as vantagens que essa prática proporciona. Em primeiro lugar, não há idade para usar essa metodologia leve e divertida. Do jovem ao adulto, qualquer um pode aproveitar dos seus benefícios, desde que esteja disposto a aprender.
Segundo, porque é bem versátil, ou seja, pode ser feita dentro ou fora da sala de aula, com a família ou com os amigos. Além disso, essa atividade gera entretenimento, interação e engajamento de quem está jogando, que são pontos bastantes favoráveis para o estudo do inglês.
Lembrando que não são apenas os jogos online que ajudam no aprendizado. Os de tabuleiro e analógicos permitem momentos incríveis e de muita diversão, colaborando com a pronúncia, o raciocínio e a compreensão da língua. Legal, né? Confira algumas dicas de games que separamos para você aprender brincando!
1 – Telefone sem fio
Quer usar a tradicional brincadeira para treinar o idioma? Ao invés de sussurrar uma frase ou palavra na orelha do amigo em português, você fará isso em inglês, praticando a pronúncia, o listening e se divertindo, é claro!
2 – Stop!
Uma rodada de Stop é pura adrenalina e diversão! Para deixar em inglês, você pode mudar algumas regras previamente com os jogadores e dar uma pontuação pela resposta com ortografia mais correta. Assim, vocês também treinam o writing. Algumas categorias que poderão ser utilizadas: colors, food, animals, objects, fruits e muitas outras. É só deixar a imaginação fluir.
3 – Palavras cruzadas
Se você assiste a filmes norte-americanos, já sabe que essa é uma prática muito comum. Assim como no Brasil, as palavras-cruzadas, chamadas de Scrabble, podem ser encontradas nos jornais. Mas, você também pode adquirir revistinhas ou até jogar em sites e aplicativos. O mais legal é que dá pra praticar tanto sozinho como em grupo.
4 – Mímica
Assim como o telefone sem fio, você pode adaptar a clássica brincadeira de mímica para a versão em inglês e todos praticam a língua de um jeito muito divertido. É só dividir alguns grupos que disputarão entre si e adivinhar a palavra correspondente à mímica antes do time rival. Pode apostar que as interações vão gerar boas risadas!
5 – Detetive
Esse é um jogo de tabuleiro no qual o objetivo final é descobrir quem, dentre todos os jogadores, é o criminoso, qual foi a arma utilizada e em qual cômodo da mansão ocorreu o assassinato. Para isso, cria-se uma história recheada de imaginação e mistério, perfeita para praticar o idioma e expandir o vocabulário.