Inglês para crianças

5 mitos sobre o estudo do inglês na primeira infância

“Quando começar o estudo do inglês?” Essa é uma grande dúvida para muitos pais. Há quem diga que quanto mais nova a criança iniciar o contato com o idioma estrangeiro, mais facilidade ela terá de aprendê-lo. Mas há quem defenda a ineficácia da exposição precoce, por pensar que as informações possam ser esquecidas. Então, como saber o que é fato ou não quando o assunto é inglês na primeira infância?

Para sanar as principais questões sobre o assunto, separamos algumas declarações que costumam confundir os papais na hora de incentivar o estudo de uma segunda língua no início da vida de seus filhos.

1 – Ensinar inglês para crianças é uma ação precipitada, porque elas vão esquecer conforme crescerem

Essa frase é um MITO! Quanto mais cedo as crianças iniciarem os estudos, melhor será, já que na primeira infância elas ainda estão recebendo muitos inputs linguísticos. Ou seja, por serem uma “página em branco”, tudo que ouvem ou veem acaba sendo incorporado em seu vocabulário que está sendo adquirido. 

O aprendizado nessa fase acontece de forma fácil e natural e o conhecimento obtido, na verdade, não é perdido, mas sim internalizado, podendo ser aperfeiçoado na fase adulta.

2 – A criança vai acabar trocando os idiomas e se confundindo

Isso é outro MITO! Conforme a criança tem contato com os idiomas, ela vai aprendendo a diferenciá-los. Misturar as palavras do português e do inglês pode acontecer até ela assimilar a língua que está sendo utilizada na conversa. Apesar da troca, isso não é um mau sinal de aprendizado, pois com o tempo e o hábito da fala, ela saberá quando usar cada uma.

Inglês na primeira infância
Foto: Pixabay

3 – O estudo do inglês interfere no aprendizado do português e interfere a fala na língua materna

Esse é mais um MITO sobre o assunto! Mesmo que a criança seja exposta a mais de um idioma, isso não quer dizer que ela não aprenderá o outro. O jovem bilíngue terá facilidade de desenvolver uma segunda língua conforme for crescendo e, na verdade, o estudo do inglês pode ajudar no português, pois a criança terá contato com outras competências da linguagem e, dessa maneira, aprimorará ainda mais o seu conhecimento linguístico, como construções e regras gramaticais.

4 – O estudo do inglês pode sobrecarregar a criança

MITO! Apesar de ser um aprendizado, o estudo do inglês pode ser um momento até de recreação, dependendo de como ele é apresentado para a criança. Por isso, é importante ensinar o idioma de forma lúdica, com jogos, vídeos, músicas e muitas outras brincadeiras. 

Além disso, é importante ensinar sem cobranças para o conhecimento ser incorporado de forma natural. Respeitar a faixa etária e o limite das crianças são essenciais para a atividade gerar bons frutos no futuro.

5 – Só aprende direito se sair do país para praticar o inglês
Esse é um MITO clássico! É possível assimilar o idioma com métodos mais próximos. Fazer um intercâmbio, viagens e ter contato com nativos são realmente eficazes para conhecer a fundo o idioma e aprimorá-lo, mas o aprendizado da língua inglesa ocorre com a prática contínua. Ou seja, se atividades em inglês forem realizadas com frequência, a criança acabará desenvolvendo seu conhecimento. Vivenciar brincadeiras, conversar diariamente em inglês, ver filmes e ouvir músicas são ótimas maneiras de expor a criança ao aprendizado. 

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