halloween-história

Halloween: conheça a história e as curiosidades do Dias das Bruxas

Festa que nasceu na Irlanda e hoje é típica em muitos países onde o inglês é falado, o Halloween se popularizou no Brasil. Afinal, quem não gosta de doces e travessuras

Mas o dia 31 de outubro como conhecemos hoje não tem nada a ver com o Halloween inicial comemorado na Idade Média e que era chamado Samhain.

Durante o século VIII, a celebração era vista como um ritual pagão pela Igreja por usar fogueiras e velas, que significavam um rumo para os falecidos se guiarem. O Samhain durava três dias e era uma homenagem ao “Rei dos Mortos”. Acreditava-se que nesse dia, os mortos se levantavam e tomavam conta dos corpos das pessoas vivas.

Além disso, os celtas comemoravam na data o fim do verão e a passagem do ano celta, que tinha início no dia primeiro de novembro.

Origem das tradições e do nome do Halloween

O “Trick or Treat”, conhecido como “Doces ou Travessuras”, também teria surgido nessa época. Durante o ritual, as pessoas batiam nas portas em busca de um pedaço do “bolo da alma”, um bolo recheado com groselha. Em troca dos doces, os indivíduos oravam pelos integrantes da família que haviam dado a gostosura. 

Já as famosas abóboras, inicialmente eram nabos esculpidos. O legume foi o escolhido pelos medievais por sua abundância na Irlanda, mas nos Estados Unidos eles foram substituídos pelo fruto laranja.

halloween-curiosidades
Foto: Pixabay

Para entender ainda melhor a origem e o significado do Halloween é bom saber como a expressão surgiu. A palavra foi resultado da junção de “Hallow”, termo antigo para santo, e “eve”, que significa véspera. Além disso, a denominação “Dia das Bruxas” apareceu devido a forma que a Igreja enxergava a festa pagã.

O divertido ato de usar fantasias na época medieval foi adotado por puro medo que as pessoas tinham dos espíritos entrarem em seus corpos no “Dia dos Mortos”. Por isso, os celtas utilizavam acessórios e roupas sombrias durante a festa por acreditarem que estavam se protegendo.

Como o Halloween chegou à América

O Halloween acabou se tornando popular nos Estados Unidos com a imigração dos irlandeses para a América do Norte, que resolveram sair de seu país de origem em 1845 devido ao período conhecido como “Grande Fome”. Em buscas de melhores condições, eles viajaram e consigo levaram seus costumes, inclusive o de comemorar o “Dia dos Mortos”.

Ao desembarcar no território norte-americano, o ritual acabou sofrendo algumas mudanças, como a substituição do nabo pela abóbora e aperfeiçoamento do “Trick or Treat”, que na Idade Média tinha brincadeiras feitas com repolhos. Com o passar do tempo, a festa foi adquirindo novas formas e deixando algumas crenças de lado, tornando-se uma data divertida, principalmente para as crianças.

O Halloween no Brasil

Assim como outros aspectos da cultura norte-americana, o Halloween também caiu no gosto dos brasileiros, sendo comemorado em especial pelas crianças. Há cerca de 20 anos por aqui, o Dia das Bruxas tem se tornado um hábito frequente e é celebrado em escolas e condomínios.

Na data, é muito comum as crianças se juntarem aos amigos para pedirem doces aos vizinhos. Com fantasias diversas e pote para as guloseimas, todos se divertem, sem medo e com muita animação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *