thanksgiving-curiosidades

O que é o Thanksgiving: história e curiosidades

O Thanksgiving, também conhecido como ‘Dia de Ação de Graças’, é um dos feriados mais importantes e famosos para o norte-americano. Nos Estados Unidos, a data é comemorada toda 4ª quinta-feira de novembro, enquanto que os canadenses festejam na 2ª segunda-feira de outubro.

A efeméride é uma tradição antiga, proveniente da colonização inglesa na América. É um momento que as pessoas têm para agradecer pelos bons momentos e reunir a família para comer pratos típicos da festa, como: peru, abóboras, tortas de maçãs e nozes, cookies, batatas doces, purê de batatas e outras comidas que vemos nas mesas de filmes e seriados.

O que é o Thanksgiving?

Sua principal atividade está em demonstrar gratidão pelas coisas boas que aconteceram durante o ano, assim como aquilo que desejamos para o próximo. Mas esse costume tem forte ligação com a sua origem histórica. 

Criado em 1620, na época da chegada dos imigrantes ingleses na América do Norte, o Thanksgiving nasceu inicialmente como uma comemoração pela boa colheita em uma plantação de Plymouth, em Massachusetts. Um grande diferencial desse momento foi que a celebração aconteceu entre os ingleses e os nativos indígenas, o que deu à data um toque de misticismo.

Já no Canadá, o Dia de Ação de Graças está ligado às tradições europeias de agradecer pelas boas colheitas durante o inverno rigoroso, por isso acaba sendo festejado em outubro.

thanksgiving-historia
Foto: Big Stock Photo

Tradições do Thanksgiving

Ao reunir a família ao redor de uma mesa para comer os alimentos e receitas típicos da data, o principal objetivo do Dia de Ação de Graças é fazer com que as pessoas digam em voz alta as razões pelas quais estão gratos, fazendo uma reflexão de suas vidas para buscarem ter mais prosperidade no próximo ano.

Na mesa, a tradição é ter bastante fartura e fazer uma verdadeira ceia com comidas especiais. Peru, pão recheado, nozes, cranberries, pratos com batatas e tortas doces, como já citados, são as gostosuras típicas da data. 

O peru foi escolhido como prato principal pois, originalmente, era um alimento que saciava um número maior de pessoas, do que apenas uma galinha ou um pato. Para se ter uma ideia da sua importância para a refeição, segundo dados da Federação Nacional do Peru, 88% dos norte-americanos disseram comer a ave no Dia de Ação de Graças.

Nas ruas, o Thanksgiving também é celebrado com desfiles, festas e missas. As grandes cidades promovem passeatas com carros alegóricos, muita música, dançarinos e bastante animação, tudo transmitido na televisão. Uma das mais emblemáticas é a que acontece em Nova York e é organizada pela loja Macy’s, há mais de 90 anos, conhecida como Macy’s Thanksgiving Day Parade.

Dia de Ação de Graças no Brasil

Ainda não muito conhecido pelos brasileiros, o Thanksgiving também tem sua data por aqui. Durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, o Dia de Ação de Graças foi instituído por uma lei, feita no dia 17 de agosto de 1949, para ser celebrado na 4ª quinta-feira de novembro.

Porém, a data não foi reconhecida como feriado. Isso porque, o Thanksgiving acaba sendo comemorado mais pelos imigrantes dos países de língua inglesa ou em escolas do idioma – que levam um pouco da cultura estrangeira para seus alunos -, não possuindo ligações com o contexto histórico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *