inglês-no-cotidiano

Estratégias para introduzir o inglês na sua rotina com os filhos

Expandir o vocabulário das crianças em um segundo idioma pode ser feito de forma natural, durante o dia a dia. Mas, primeiro, é preciso ter em mente que o adulto também necessita aprimorar os seus conhecimentos para orientar a forma certa da língua e não acabar atrapalhando o processo. 

Sabendo disso, é possível pensar em algumas estratégias para introduzir o inglês na rotina dos pequenos, sem que seja algo difícil ou entediante. Quer saber como? Separamos algumas dicas de como adicionar o bilinguismo de maneira assertiva no cotidiano. Confira!

Code-mixing

O code-mixing é uma estratégia de aprendizado básica, que mistura dois idiomas: o nativo e o estrangeiro. Ou seja, durante o dia a dia, na conversa em português, é possível incorporar algumas palavras em inglês. Um exemplo é: “Filho pega a sua bag, por favor. Para irmos à school”.

Dessa maneira é possível ir ensinando palavras aos poucos e de forma natural, fazendo com que a criança aprenda novos termos sem perceber.

Brincadeiras

Ensinar a língua inglesa de forma lúdica é um dos métodos mais eficazes para as crianças, pois elas se divertem e acabam aprendendo sem muito esforço. Apostar em brincadeiras usando palavras de outro idioma é uma ótima forma de expandir o vocabulário.

Música e leitura

Crianças adoram dançar e ler livros bem coloridos. Então, que tal apostar na versão em inglês para elas aprenderem novas palavras? Colocar músicas na língua inglesa, imprimir as letras ou apresentar obras no outro idioma são maneiras de ensinar novos termos de forma divertida. 

inglês-no-cotidiano-da-criança
Foto: Pexel

Durante o dia, transmita na televisão ou no celular, canções com letras e legendas em inglês. Mesmo que a criança não esteja prestando 100% atenção, inconscientemente ela acabará incorporando parte das estruturas rimadas e cantadas. 

Atividades sensoriais

Planejar exercícios que envolvam os sentidos é uma forma de ensinar a língua de maneira divertida. Ou seja, pensar em assuntos específicos como cores, animais e frutas para uma atividade é um caminho para entreter, ensinando novas palavras cotidianas.

Quer saber como? Simples! Jogue tintas de diferentes tons em um papel e escreva o nome delas. Deixe a criança entrar em contato com o material e repita a palavra quando ela tocar em uma cor.

Inglês-português-inglês

Parecida com a estratégia de code-mixing, traduzir de maneira indireta algumas frases também é uma maneira de ensinar a língua inglesa a qualquer momento, durante um diálogo com seu filho. É importante fazer de forma natural, sem que a criança perceba que se trata de uma tradução. 

Um exemplo de como fazer é: “I really need to eat, I’m hungry. Eu realmente preciso comer, estou com fome. I need to eat, I’m starving”.

Essa estratégia de tradução e o code-mixing não devem ser usados para sempre. Além disso, como já dito no início, é preciso expandir primeiro seu vocabulário para depois passar para as crianças. Apresentar apenas palavras soltas não funciona a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *