Aprender um novo idioma é um dos objetivos mais comuns entre pessoas do mundo todo. É bem provável que você já o tenha colocado na sua new year’s resolutions. Apesar dos inúmeros benefícios, alguns obstáculos costumam aparecer no meio do caminho, como dificuldade de pronúncia ou de decorar vocabulário a partir de uma determinada fase. É aí que entram algumas estratégias que podem te ajudar a continuar firme no aprendizado.
- Tenha um objetivo claro pelo qual você está estudando
Seja pelo futuro profissional, por curiosidade ou por querer fazer um intercâmbio, aprender uma nova língua pode ser um objetivo com diversas motivações. Quando se tem clareza desses motivos e aspirações, torna-se mais difícil se perder no meio do caminho, além de ajudar a superar as dificuldades que surgem nesse período. Pense exatamente como planeja usar o idioma no futuro e foque nesse resultado!
- Crie mapas mentais e relacione com o cotidiano
Algumas pessoas possuem extrema facilidade para memorizar palavras, frases e expressões. Geralmente, a memória funciona bem melhor com assuntos que nos agradam. Se você não desenvolveu muito bem ainda esse seu lado, não se preocupe! Ao criar mapas mentais e relacionar o que está aprendendo com situações do cotidiano, o novo idioma vai tornando-se mais um amigo do que um bicho de sete cabeças.
Tente assistir filmes e séries, ouvir música e ler pequenos trechos de livros para se acostumar com o linguajar dos nativos, treinar a pronúncia e memorizar palavras.
- Faça um planejamento realista
Estudar qualquer disciplina exige comprometimento e foco, por isso, fazer um planejamento logo de início já é de grande auxílio para todo estudante. Porém, não exija mais do que consegue cumprir. É normal tentar agilizar o processo, mas crie um cronograma realista e que se adeque a sua rotina. Inclusive, é mais produtivo estudar um pouco a cada dia, do que muitas horas um dia só.
Vamos colocar essas três dicas em prática?