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3 mitos sobre o ensino bilíngue

A educação bilíngue está presente em muitas escolas brasileiras e vem ganhando cada vez mais adeptos. Há diversos benefícios para as crianças que estudam um segundo idioma, além da língua nativa, como maior desenvolvimento intelectual e de habilidades múltiplas e, claro, maiores oportunidades para o futuro profissional.

Algumas escolas, inclusive, formam parcerias com instituições particulares de ensino em inglês, por exemplo, para oferecer um diferencial aos seus alunos e se destacarem em comparação aos concorrentes. Apesar disso, a educação bilíngue ainda é envolta de muitos mitos. Separamos alguns para explicar com mais detalhes.

1. Problemas de fala

Provavelmente um dos mitos mais conhecidos é de que as crianças poderiam desenvolver um problema de fala e de aprendizado ao serem expostos a mais de uma língua, já que alguns acreditam que os pequenos só teriam capacidade de um idioma por vez. Isso não é verdade! Já existem pesquisas que demonstram que não há relação entre problemas de fala e dificuldade de aprendizado. Muito pelo contrário: crianças que possuem problema de fala na língua materna podem mostrar eficácia no aprendizado bilíngue.

2. Confusão no aprendizado

Você com certeza já ouviu alguma criança bilíngue misturando as duas línguas, como “Eu like macarrão”. É comum que os pequenos façam algumas misturas ortográficas e gramaticais, mas isso não é grave e nem deve ser visto como um problema. 

Isso só acontece porque o seu repertório linguístico é maior e acaba gerando uma antecipação da sua consciência linguística, ou seja, ela percebe que um mesmo objeto possui formas diferentes de serem representadas, e assim a criança faz a escolha pela palavra mais confortável para ela.

3. Há uma idade limite para ingressar em um ensino bilíngue

Esse é mais um mito em torno do aprendizado. Não existe restrição em relação à faixa etária da criança ou adolescente para iniciar um aprendizado bilíngue, já que os profissionais envolvidos e a escola são preparados para receber os alunos de qualquer idade e série.

Porém, alguns especialistas afirmam que é entre 2 e 4 anos o melhor período para a criança ganhar fluência precoce em outra língua. Ou seja, o ideal é começar o mais cedo possível!

O ensino bilíngue só traz vantagens para o desenvolvimento das crianças. Se quiser saber mais sobre esses benefícios, leia mais no nosso blog.

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