A maioria dos pais ou responsáveis já tiveram alguma experiência difícil com os filhos em relação à ida à escola, seja a de ensino regular ou de ensino de idiomas. Explicar aos pequenos a importância da educação, da rotina e da disciplina pode ser uma tarefa desafiadora, mas essencial para o seu desenvolvimento.
A presença do aluno em todos os dias letivos e sua chegada pontual auxiliam no processo de aprendizado e facilitam o fluxo de trabalho como um todo. Além de se sentir incluído, quando ele participa das dinâmicas e lições em grupo de forma correta e frequente, o aluno normalmente possui maior facilidade nas aulas.
Quando levamos esse debate para o ensino de uma língua estrangeira, a constância se torna ainda mais importante, já que em alguns casos não são aulas diárias como na escola regular. Os alunos podem ficar até uma semana sem ter contato com o idioma e, aos poucos, perder o interesse ou até a fluência e vocabulário.
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), são necessárias entre 700 e 800 horas de estudo para atingirmos um nível avançado numa língua estrangeira. Por isso, é necessário existir um trabalho paralelo ao da escola, ou seja, que o contato com esse idioma seja constante e diário, através das tarefas, filmes, jogos e música.
Se os alunos são crianças ou adolescentes e possuem grande resistência a ir às aulas, os pais e responsáveis devem conversar com eles e, se necessário, pedir ajuda para o professor ou coordenador pedagógico da escola para que não haja prejuízo no aprendizado. Para prender a atenção e manter a frequência é interessante que exista também uma dinâmica bem diversa de atividades e tarefas que seja capaz de captar o interesse deles. Quanto mais contato e exposição ao idioma, melhor!