cérebro-bilingue

Como Funciona o Cérebro Bilíngue?

Saber o segundo idioma e ter um cérebro bilíngue tem sido cada vez mais fundamental. Além de abrir portas em sua carreira profissional, aprender uma nova língua desafia o cérebro e favorece o desenvolvimento de suas funções cognitivas, melhorando o raciocínio e a concentração. 

O inglês é a língua mais falada no mundo, com quase 1,5 bilhões de falantes, porém, desses, menos de 380 milhões têm o inglês como língua nativa, segundo a Ethnologue. Mas qual a sua importância?

O que é o cérebro bilíngue?

Compreender dois idiomas é um processo e o aprendizado de um idioma adicional age diretamente nas funções executivas. O cérebro bilíngue possui maior capacidade de concentração, permanecendo focado por um maior período de tempo em comparação ao cérebro monolíngue – que fala uma única língua. Além disso, é capaz de prestar maior atenção mesmo com distrações ao seu redor.

Ser bilíngue é ter a habilidade de processar e compreender duas línguas distintas de forma fluida e natural. Não apenas de entender, falar, ler e escrever em ambas as línguas, mas também de alternar entre elas sem esforço. Essa fluência no uso de dois idiomas diferentes é resultado de um processo de aprendizado contínuo e imerso nas duas culturas linguísticas. 

Quais os benefícios de falar mais de um idioma?

Além de aprimorar as habilidades cognitivas, separamos 4 benefícios que você precisa saber sobre o segundo idioma

  1. Melhor desempenho acadêmico

Crianças com cérebro bilíngue têm demonstrado um desempenho acadêmico geralmente mais elevado em várias áreas, incluindo leitura, escrita, matemática e habilidades de resolução de problemas.

  1. Melhor habilidade de comunicação

O desenvolvimento amplia uma maior consciência linguística, o que resulta em uma melhor compreensão da estrutura e funcionamento das línguas. Isso se traduz em habilidades de comunicação mais avançadas, tanto na língua materna quanto na segunda língua.

  1. Sensibilidade cultural e empatia

Um segundo idioma é mais do que apenas dominar palavras e estruturas gramaticais, também envolve a imersão em diferentes culturas e perspectivas, como explorar e abraçar a diversidade cultural, desenvolvendo uma maior sensibilidade e empatia em relação aos outros.

Mais oportunidades

Como dito acima, o inglês é a língua mais falada no mundo, e o conhecimento de mais de um idioma abre portas para oportunidades educacionais e profissionais em diferentes países e setores. A demanda por profissionais bilíngues está crescendo rapidamente, especialmente em negócios internacionais, diplomacia, turismo e tecnologia.

Conheça nossa solução completa do Programa Bilíngue para escolas de Ensino Infantil e Fundamental I.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *