A leitura é uma ótima forma de aumentar o vocabulário e praticar o idioma. A grande questão é: como fazê-la em outra língua de maneira descontraída e leve? Para isso, separamos algumas dicas para tornar a atividade com as crianças ainda mais divertida e resultar em um aprendizado positivo.
1. Saiba o nível de conhecimento da criança
Antes de iniciar o momento da leitura, é importante saber qual é o nível do inglês de seu filho. Respeitar seus limites é primordial para a prática ser tranquila e prazerosa. Dessa maneira, a criança se sente confortável e não pressionada, ficando mais fácil de ensiná-la a superar suas barreiras de maneira positiva, sem sobrecarga. Se ela ainda não souber ler, escolha livros com imagens para entretê-la e iniciá-la no contato com os livros.
2. Escolha livros divertidos
Após descobrir o nível de inglês da criança, fica mais fácil escolher os livros. Se o seu filho está na fase inicial, opte por obras com bastante imagens e pouco texto. Mas, se ele já se encontra em um grau avançado, adote os que tenham mais palavras.
Além dos exemplares com história, é possível expandir a leitura para outros tipos de texto, como as músicas. Esse elemento deixará o momento descontraído, fazendo com que a criança acompanhe pelo ritmo. Receitas também são uma forma criativa de ensinar novas palavras e colocar a mão na massa com ela.
3. Conte e repasse a história
A leitura pode ser feita pelo adulto ou pela criança. Caso o seu filho esteja como ouvinte, assim que acabar o texto, peça que ele conte o que entendeu da história ou qual foi sua parte favorita. Usar objetos como bichinhos, fantoches e outros itens para incrementar a história também podem ajudar na hora de memorizar as novas palavras.
4. Continue a leitura sem o livro
Mesmo após o fim da leitura, continue conversando com a criança sobre a história. Repetir as palavras e as frases é uma maneira de estender o aprendizado para o cotidiano sem que ela ao menos perceba que isso se trata de um tipo de estudo.
Outra ideia é anotar os termos desconhecidos durante a leitura e depois procurá-los em um dicionário, buscando compreender o seu contexto. Enquanto é feita a pesquisa é interessante registrá-la em um caderninho especial para as novas palavras descobertas.
5. Use as mídias para a leitura
Em um mundo cheio de opções digitais é interessante usá-las a seu favor. Se a criança já tem contato com tablets, é possível utilizar os dispositivos para a leitura, saindo do tradicional papel. Baixe as obras em inglês com a criança e mostre como é interessante usar o eletrônico para aprender novas palavras e viajar para outros mundos com as histórias.
Além das telas, é possível fazer leituras que tenham um áudio. Dessa maneira, a criança utiliza a audição e a visão para entrar em contato com o inglês. O ponto positivo dessa opção é que a pronúncia correta é garantida.