Dúvidas Frequentes
Quais os benefícios do aprendizado de um segundo idioma ainda na infância?
A habilidade para aprender um segundo idioma é mais aguçada dos 2 aos 5 anos de idade. Quanto mais cedo a criança se expuser a uma segunda língua, mais efetiva será a sua aquisição. O contato diário com a língua estrangeira na infância é um excelente estímulo para o desenvolvimento cognitivo, pois ativa as conexões cerebrais e favorece o raciocínio rápido, a criatividade, como também a capacidade de concentração e de memorização. Crianças mais novas possuem habilidades mais generalizadas e tendem a se preocupar menos com cometer erros. Elas são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independentemente do código linguístico. Aprendizes que têm o contato com a língua estrangeira ainda na infância possuem maior facilidade de compreensão auditiva e uma pronúncia mais próxima da dos falantes nativos. O contato com outra língua e cultura desenvolve na criança valores e a capacidade de lidar com a diversidade.
O contato precoce com a língua estrangeira pode confundir a criança que está aprendendo a falar?
O cérebro da criança tem a capacidade de acomodar dois ou mais idiomas sem que um prejudique o aprendizado do outro. Durante esse processo, a criança pode misturar os dois idiomas em uma mesma frase, situação que acaba naturalmente com o passar do tempo. Isso é parte do aprendizado e acontece não porque ela esteja confusa, mas porque está aprendendo da maneira correta: internalizando as línguas e as produzindo naturalmente.
Como se dá o processo de aprendizado de uma segunda língua?
O ideal é que o processo aconteça natural e gradativamente, como acontece com a língua materna: no início, a criança compreende o que está sendo dito a ela e segue comandos, desenvolvendo primeiramente as habilidades auditivas; depois passa a falar palavras soltas e, posteriormente, passa a empregar palavras que conhece em estruturas completas. Nessa fase, ela usa “frases feitas” na segunda língua para, depois, naturalmente produzir outras estruturas mais complexas. E somente após ser bastante exposta à linguagem oral, que ela vai aprender a ler e escrever.
Quanto tempo uma criança leva para se expressar na segunda língua?
As experiências vivenciadas nas aulas oferecem contato constante com o idioma e diferentes oportunidades e motivações para os alunos produzirem em inglês. Entretanto, o tempo que cada criança leva para produzir a língua estrangeira depende das características de cada uma delas e de como cada uma se apropria da nova língua. O importante é que o processo aconteça naturalmente e que seja prazeroso e significativo para todos!